O green card é o documento mais visado por brasileiros e outros estrangeiros que vivem nos Estados Unidos, e não é por menos. Quem procura os EUA como destino para viver, constituir família, estudar e trabalhar, precisa de uma segurança em vários âmbitos como, por exemplo, saúde e educação. A residência permanente consente aos brasileiros e aos demais, viver como um nativo norte-americano.
O que muitos não sabem é que o caminho até uma permissão para residentes permanentes é uma jornada e tanto e, muitos não conseguem, por vários motivos. Mas os motivos mais comuns são: não saber quais são os direitos para um estrangeiro viver no país; quais documentos se deve ter em mãos; e quais são as opções legíveis para emissão.
Neste texto você vai entender tudo sobre o green card para brasileiros e como ele pode te ajudar na conquista da tão desejada vida norte-americana.
Continue aqui conosco e boa leitura.
O que é o green card para brasileiros?
Viver em um outro país é desafiador, requer muitas situações, algumas fáceis de se resolver e outras mais complicadas. E não estou falando apenas dos Estados Unidos. Nos países da Europa, África ou Ásia, o percurso também é sinuoso e, na maioria das vezes, bastante burocrático.
O desafio começa com as adequações culturais, mas quando escolhemos um país para morar, já chegamos no destino com algumas coisas pré-conhecidas, como a língua, alguns hábitos e o que não é permitido. No caso dos Estados Unidos soa um pouco diferente, porque os latino-americanos já são bastante familiarizados com os hábitos e a cultura norte-americana, seja pela música ou cinema.
Saiu recentemente uma pesquisa mostrando que o número de brasileiros residentes nos EUA é igual à população de Curitiba. Ou seja, em torno de 1,9 milhão de habitantes. O país é o principal destino de brasileiros, com uma porcentagem de 48%. Mas apenas sobreviver nos EUA não é suficiente, para você conseguir viver bem você precisa conquistar o título de “residente permanente nos EUA”, ou green card.
Oficialmente este documento se chama US Permanent Resident Card (Cartão de residência permanente nos Estados Unidos). E ele é um documento exclusivo para os estrangeiros que querem morar no país e usufruir de todas as vantagens de uma vida igual à de um nativo.
Ele é um documento oficialmente concedido pelo Serviço de Imigração e Naturalização dos EUA (USCIS) e os portadores deste cartão são comumente chamados de Legal Permanent Resident. Nos EUA existem mais de 13 milhões de portadores do green card. Ah, e esse documento é popularmente chamado de “cartão verde”, mas é branco.
Famílias com residência permanente no país conseguem ótimos empregos, as melhores escolas para os filhos e mais atenção nas áreas que abrangem a saúde e segurança pública. O portador de um green card pode sair e entrar nos Estados Unidos sempre que necessário sem se preocupar com validação de visto e outras restrições, mas não pode ficar longe do país por mais de 1 ano. Resumindo, é um meio que permite aos estrangeiros viverem quase como um nativo no país.
Com algumas ressalvas, como: não concorrer a cargos públicos ou diplomáticos e votar em qualquer eleição norte-americana.
No tópico a seguir, separamos 3 dicas para brasileiros conseguirem o seu tão sonhado green card. Confira.
Como conseguir residência permanente
O visto
O visto norte-americano é diferente do green card, pode parecer óbvio, mas muitos não sabem disso. O visto possui um prazo de validade, ou seja, se ele for destinado para trabalho, ele vence assim que encerrar o vínculo empregatício com a empresa. E o mesmo se aplica para estudantes, o visto corresponde ao tempo de permanência do estudante no país de acordo com o seu tempo de bolsa ou estudo.
Existem vários tipos de vistos para os EUA, sendo um deles o Visto Americano J1, ou seja, para estudantes que pretendem realizar um intercâmbio no país. É somente com esse documento que os estudantes conseguem ingressar em uma instituição de ensino. Ele é voltado especialmente para alunos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) e especializações.
O outro visto mais comum é o Visto Americano B1, destinado para pessoas que querem ir aos EUA por motivos profissionais. Seja para ministrar palestras ou visitar uma filiação, por exemplo. O Visto Americano B2 é voltado para turismo, ou seja, para quem quer visitar o país apenas por diversão.
Com o visto você é apenas um estrangeiro nos EUA, você ainda está conectado com o seu país de origem e está assegurado dentro do Estado apenas por situações que envolvam a legalidade de estar por um tempo. Um visto de turismo, por exemplo, tem duração de 10 anos.
Renovação
O green card é um documento que precisa ser renovado após o vencimento. Essa renovação acontece 6 meses após o prazo expirar. O seu portador precisa preencher um formulário I-90, chamado Pedido de Substituição de Cartão de Residente Permanente. O documento comprobatório necessário é apenas uma cópia do green card vencido.
Valor investido no green card
É necessário investir um certo dinheiro para conseguir o green card. Atualmente o custo fica em torno de US $1.400 a US $1.960. Já incluindo os demais gastos com biometria e exames médicos. O valor pode aumentar com a contratação de um Advogado, indo de 10 a 20 mil dólares. O tempo de processo do cartão de residente permanente pode variar de 7 a 15 meses.
Comece quando já estiver nos EUA
Para conseguir um visto, o ideal é que você faça o processo no seu país de origem, afinal você não está, a princípio, indo para morar. Quando o assunto for green card, aconselhamos que você comece a emissão já em território norte-americano. Iniciar esse processo ainda no Brasil, ou no seu país de origem, pode atrasar o processo e torná-lo mais burocrático.
Principais diferenças entre green card e cidadania norte-americana
A residência permanente, como já dissemos, oferece alguns direitos, mas não são todos. A conquista da cidadania norte-americana é mais abrangente. Com uma cidadania é possível votar; estudar em universidades com taxas mais baixas; contratar um seguro de saúde do governo; entrar e sair do país sem perder o direito de residência. Para brasileiros, assim como os demais estrangeiros, o green card oferece algumas vantagens e a sua diferença para a cidadania são pontuais e poucas.
Conheça as opções elegíveis para conseguir um green card
A seguir, vamos entender quais são as opções que permitem a emissão de uma residência permanente.
Investimento nos EUA
O investimento em solo americano é uma das opções para conseguir facilmente um green card. Assim como em qualquer outro país, nos Estados Unidos se valoriza muito o crescimento econômico saudável e gerador de novos empregos.
Não importa a sua nacionalidade, se o seu interesse é contribuir para o desenvolvimento do país, será muito bem recebido.
Para investidores, estão inclusos a abertura de um negócio próprio, a compra de um imóvel comercial ou rural, por exemplo. A conquista de uma propriedade comercial permite abrir novas perspectivas, seja um novo negócio ou um aluguel. A compra de uma área rural é a mesma coisa. Aliás os EUA é um grande produtor de soja, milho, trigo e com um crescimento estimado.
Casamento
O casamento é outra maneira de conseguir o green card sem muita burocracia, afinal se você está casado com um cidadão ou cidadã naturalmente estadunidense, isso lhe concede os mesmos direitos que o seu cônjuge. Como os EUA é um país super desejado, muitos acabam “forjando” casamentos para conseguir o “caminho mais fácil”, mas fique atento, isso pode resultar em sérios problemas.
Parentesco
O “laço familiar” com um cidadão americano concede o green card sem muitos problemas, inclusive é uma das maneiras mais fáceis de conseguir. E é mais fácil ainda se esse parentesco for de primeiro grau, ou seja, filho ou filha de mãe ou pai americano. O parente estadunidense é quem entra como o fiador responsável pela emissão do documento e a ida desse emigrante para o país.
Emprego
Para trabalhar nos EUA como um residente permanente, primeiro você precisa de um visto de trabalho. Para conseguir uma permissão legal, é necessário que você vá até o país, exerça o seu trabalho e contrate um advogado para ajudar na conquista do green card. Os EUA valorizam muito a formação profissional das pessoas, logo se você está bem qualificado e com uma rica formação profissional, contará como ponto positivo.
Dicas para agilizar o processo
Primeiro passo: é necessário ter um passaporte brasileiro, em seguida, dar entrada no visto. E claro, veja se você se enquadra em uma das opções legíveis para a emissão do cartão verde. É necessário preencher o formulário e dar entrada na petição junto ao Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS).
Segundo passo: aguardar a aprovação do seu processo. Caso seja aprovado, ele será enviado para o National Visa Center (NVC), onde é emitido um número de visto. Caso o pedido seja negado, a USCIS enviará um retorno mostrando o motivo.
Terceiro passo: com uma aprovação, é agendada a entrevista. É nessa conversa que deve sair o resultado se o estrangeiro está apto ou não para receber o green card. Após ser aprovado nessa etapa, se consegue um cartão temporário e, por fim, a renovação do provisório para permanente.
As etapas são essas, mas acredite, é importante que você tenha documentos que comprovam a sua legalidade e honestidade. É importante também que todos estejam traduzidos por um tradutor juramentado da língua inglesa.
Tenha em mãos:
Passaporte;
Certidão de Nascimento;
Certidão de Casamento (se for o caso);
Antecedentes Criminais.
Entenda o novo projeto de lei de imigração
Com as últimas eleições norte-americanas e a chegada de Joe Biden à presidência, a lei de imigração sofreu algumas mudanças para ajudar milhares de pessoas que vivem ilegalmente nos EUA, a conseguir a sua residência permanente. As novas medidas contemplaram os imigrantes que entraram no país depois do dia 1 de janeiro de 2021.
A princípio, o projeto visa criar um caminho de oito anos para alcançar a cidadania (antes era necessário esperar 13 anos) e agilidade na documentação para quem chega no país ainda criança. Nesse caso, os imigrantes podem facilmente conseguir o seu green card, desde que tenham os requisitos necessários e legíveis e antecedentes criminais.
Nesse novo projeto de lei a terminologia pejorativa e preconceituosa “alien”, ou seja, palavra usada para identificar um imigrante ilegal passa a ser “não-cidadão”. Essa expressão desumaniza os imigrantes e gera uma série de discussões que fazem com que muitos estrangeiros se sintam inferiores e infelizes.
Na nova lei é extinguida as restrições impostas aos ex-imigrantes ilegais, ou seja, alguém que foi deportado, mas decidiu voltar. Essa pessoa encontra a mesma situação de um imigrante que entra no país pela primeira vez.
Qual a relação do green card e a compra de uma casa nos EUA?
Comprar um imóvel não é a “porta de entrada” para uma residência permanente. Um brasileiro que adquire um imóvel tem apenas o direito de permanecer legalmente em solo americano de acordo com o tempo de duração do seu visto. A compra de um imóvel é legalmente aberta a estrangeiros que procuram investir ou possuir uma residência no país, portanto, não é “um bicho de sete cabeças”.
Mas quando um brasileiro decide se mudar para os EUA, aconselhamos que ele vá atrás da casa dos sonhos. Você é brasileiro e está procurando um jeito de se legalizar nos EUA e constituir uma vida?
Saiba que nós aqui da The Chaves Group estamos prontos para fazer parte dessa jornada e te ajudar na conquista de uma dessas etapas: a casa ideal.
Entre em contato conosco e conheça o nosso catálogo.
Você gostou do conteúdo Green Card para brasileiros? Fique ligado em nosso site e nas redes sociais para receber novos artigos semanalmente. Até breve.